sábado, 6 de julho de 2013

Bolo Surpresa

A coisa mais gostosa de cozinhar é poder presentear quem a gente ama com comida; um docinho especial, um jantar entre amigos, o prato favorito e até mesmo um bolo de aniversário.
Ontem foi o aniversário de um dos meus grandes amigos, o Bruno. Por mais que ele seja insuportavelmente chato e enjoado na maior parte do tempo, eu até gosto dele e pra mostrar isso eu resolvi fazer o bolo de seu aniversário.

Pesquisei várias receitas, babei por outras tantas e tive que descartar dezenas outras porque a criatura não gosta de morango, nutella, não gosta de muito doce, não gosta disso e daquilo. Depois de muita dúvida resolvi pegar uma receita da internet e eu mesma ajustá-la para o que eu queria.  Peguei a receita de bolo de trufas e fiz umas mudanças por minha conta.

Ingredientes necessários:

  1. sete ovos
  2. duas xícaras de açúcar
  3. quatro xícaras de farinha de trigo com fermento
  4. duas xícaras de leite quente
  5. 1/2 xícara de castanha de caju torrada e triturada
  6. 1 lata de creme de leite
  7. uma lata de cobertura de chocolate para festa
  8. uma colher de sopa de mel
  9. 1/4 de xícara de chocolate em pó

Modo de preparo:

Primeiro passo: Quebre quatro ovos, reserve as gemas e bata as claras em neve. Adicione as gemas, duas xícaras de farinha de trigo com fermento e o leite aos poucos, até formar uma massa homogênea e então acrescente as castanhas. Despeje a massa em uma assadeira untada com farinha de trigo e margarina e deixe no forno por 30 minutos.
Segundo passo: Enquanto o primeiro bolo está no forno, comece logo o segundo, o de chocolate. Acrescente os três ovos, as duas xícaras de farinha de trigo com fermento, uma xícara de leite e o chocolate em pó.  O tempo pode variar de 35 a 45 minutos no forno pré aquecido em 180 graus.
Terceiro passo: Em uma panela, despeje o conteúdo da lata de creme de leite e adicione uma colher de mel e deixe ferver. Acrescente a cobertura de chocolate para festa aos poucos, sempre mexendo para dissolver bem o chocolate.
Quarto passo: Pegue o primeiro bolo (o com as castanhas) e recorte o miolo, deixando as bordas finas. Esfarele o miolo e o coloque em um recipiente junto com metade da calda de chocolate; coloque na geladeira/congelador até que crie uma consistência.
Quinto passo: Pegue o segundo bolo (o de chocolate) e o coloque já no prato em que você servirá o bolo. Despeje um pouco da metade restante da calda de chocolate por cima dele e coloque o segundo bolo por cima. Caso o bolo não "cresça" o suficiente para comportar todo o recheio, recorte um pouco do miolo do bolo de chocolate.
Sexto passo: Recheie o     bolo começando pelo recorte no bolo de chocolate. Quando todo o bolo já estiver recheado, use a calda de chocolate para cobrir o restante do bolo.


Tcharam!
A receita não é difícil e ficou gostoso, o único impecilho mesmo é o tempo de preparo, mas né, as coisas que eu faço por amor.

ps: não aguentei e tive que usar a famosa frase do jaime lannister de game of thrones






Um comentário:

  1. SECRETARIAAAAAAA B!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mto obrigado.. vc me conhece tanto que sabia todos os impecilhos que existia em fazer um bolo pra mim "não gosta de morango, nutella, não gosta de muito doce" kkkkkkkkkkkk Enfim.. valeuzão mesmo.. vc é foda!! E eu sempre soube que vc me ama mtoo!

    ResponderExcluir